É normal ficar ansioso com o COVID-19?


Muitas pessoas tem me escrito na minha página me perguntando se é normal estar ansioso nesse momento em que as noticias chegam a cada instante. E eu tenho dito que SIM, é normal. Por quê? Primeiro porque preocupação é um sensor de sobrevivência de nosso organismo e o que nos mobiliza para tomar, muitas vezes, as ações necessárias para o enfrentamento. Você está sendo bombardeado com notícias de todo o mundo, recebendo novidades referentes à mudança de conduta, como por exemplo a restrição de sair de casa, ao mesmo tempo que precisa pensar nos impactos financeiros, no trabalho, na família, no cuidado de saúde aos mais próximos.


Com tudo isso acontecendo, pessoas que têm predisposição para ansiedade e estresse podem ficar ainda mais ansiosos e estressados.


É IMPORTANTE nesse momento que você:


- busque, pelo menos uma vez ao dia, alternativas para relaxar: meditação, visualizações dirigidas, músicas, filmes, orações...

- preste atenção na sua RESPIRAÇÃO. Na ansiedade, é normal que haja alteração na forma como você respira, ficando mais curta. Observe e corrija.

- Faça uma auto-massagem, busque palavras positivas e se desconecte das notícias que chegam a cada segundo.

- Foque na sua alimentação. Coma alimentos nutritivos e provindos da natureza.

- Use óleos essenciais, Aromaterapia e faça a terapia das cores (visualização de cores para equilibrar e potencializar os chackras).


Cuidar da sua saúde emocional nesse momento é imprescindível. E siga TODAS as orientações do Ministério da Saúde e OMS.

Diga Sim à Felicidade

Psicóloga Carolina Mirabeli CRP 06/69647

Rua Padre Chico, 221 conj. 616 Perdizes São Paulo-SP- Brasil