Afirmações Transformadoras


Estudos da Neurociência indicam que somos capazes de ter em torno de setenta mil pensamentos por dia, mais ou menos três mil pensamentos por hora, 50 pensamentos por minuto.

Mas... como são esses pensamentos?

Muitos deles são repetitivos, ou seja, pensamentos que já tivemos em algum momento da nossa vida. Tudo o que pensar, dizer ou escrever são afirmações que fazemos para nós mesmos e para o mundo externo. Ou seja, nosso mundo é invadido diariamente por pensamentos que já tivemos em algum momento da vida, perpetuando uma mesma crença, uma mesma forma de lidar com algo ou sentir. Corpo-mente-espírito estão interligados e formam parte do mesmo sistema, portanto, os pensamentos alteram a fisiologia do nosso corpo assim como a fisiologia do corpo altera nossos pensamentos e sentimentos. O mesmo ocorre com nossa alma, nosso espírito. Dessa forma, se você disser: “tenho dificuldades em enfrentar as coisas na minha vida”, está afirmando para si mesma que essa dificuldade é maior que a possibilidade de mudança e isso perpetuará no seu cotidiano, tornando-se a sua realidade. Por isso, é necessário estar frequentemente atento às nossas conversas internas, aos pensamentos diários e aos sentimentos que estão atrelados a esse. São balõezinhos que tomam forma e criam a nossa vida.

Tomar consciência disso nos faz observar e refletir sobre nossos pensamentos. Procure substituí-los por outro pensamento associado a esse, porém com conotação positiva. Reeducando as nossas palavras, podemos reeducar nossos desejos e assim conseguir novas formas de encarar e lidar com o nosso mundo interno e externo.

Substitua “odeio meu trabalho” por “meu trabalho é prazeroso e desafiador. Aprendo diariamente”. Experimente alterar esses pensamentos negativos que já estão interiorizados em nós afim de modificar a realidade que se apresenta a nós.

Dessa forma, você poderá mudar esses princípios negativos em afirmações positivas e transformar sua maneira de viver o dia a dia, já que tudo passa a ser visto com um olhar mais paciente e otimista, podendo chegar, então, a materializar isso na sua vida. Afirmações positivas são portas que se abrem para uma nova realidade, utilizando de maneira consciente nosso controle mental para alterar a fisiologia do padrão já estabelecido (lembre-se que, muitas vezes, esse padrão pode ter sido gerado na infância e demorará um tempo para desaparecer do nosso campo mental) e potencializando a geração de sentimentos positivos e agradáveis, ao invés de negativos.

Tente repetir essas afirmações diariamente, muitas vezes por dia, especialmente quando tomar consciência que precisa alterar alguma afirmação que esta fazendo a você mesmo ou ao mundo. Substitua imediatamente por um pensamento mais enriquecedor e veja como se sente.

As afirmações estão relacionadas a pontos de energia no nosso corpo. Ao afirmá-las, você estará potencializando e harmonizando essa energia (sentimento e pensamento) no seu corpo físico, mental e emocional.

Carolina Mirabeli

Diga Sim à Felicidade

Psicóloga Carolina Mirabeli CRP 06/69647

Rua Padre Chico, 221 conj. 616 Perdizes São Paulo-SP