Quando procurar ajuda psicológica?

Tomar a decisão de fazer uma psicoterapia pode mudar sua vida para melhor e ainda proporcionar-lhe a oportunidade de crescer emocionalmente. Também pode ajudar você a superar qualquer conflito do passado e restaurar o seu equilíbrio emocional.

Os benefícios de participar da terapia são:


o Você irá adquirir as ferramentas necessárias para ser capaz de superar qualquer conflito que possa surgir em sua vida, além de reduzir o seu impacto e desconforto.

o Maior contato com seus recursos internos e com a sua espiritualidade.

o Ajudará você a melhorar seus relacionamentos com os outros e consigo mesmo.

o Ajudará no fortalecimento da sua autoestima e do auto-amor.

o Melhorará o seu autoconhecimento e capacidades para enfrentar a vida.

o Permitirá com que você se conscientize e consiga mudar crenças disfuncionais.

o Você será capaz de superar os problemas mais variados: stress, medo, ansiedade, depressão , etc.

o Possibilitará o aumento significativo do nível de realização com a vida e maior equilíbrio emocional-mental.

Quando fazer psicoterapia?

Tomar a decisão de fazer uma psicoterapia não é fácil, principalmente por causa dos preconceitos que existem em torno desta prática. Mas a psicoterapia é um tratamento eficaz para muitos problemas da vida, e muitos estudos científicos embasam a sua prática.

Infelizmente, muitas vezes as pessoas só procuram ajuda quando o problema já está apresentando sintomas gravíssimos. Uma vez que há casos em que é necessário ou aconselhável procurar ajuda psicológica, segue aqui uma lista de sinais que indicam que você deve procurar um psicólogo:

1. O passado o acompanha constantemente

Pesar pela morte de um ente querido, um término de namoro, etc., são situações difíceis de superar e que podem afetar a pessoa por um período relativamente longo. Às vezes, acreditamos que estes sentimentos irão desaparecer com o tempo, mas nem sempre isso acontece. Quando o passado se tornar uma dor crônica e desconfortante, será necessário procurar ajuda psicológica.

2. Você se sente um grande desconforto, sofrimento ou fica triste a maior parte do tempo

Estas situações traumáticas pode prejudicar o funcionamento normal da vida de uma pessoa, e o sofrimento pode se tornar uma rotina diária. Até certo ponto isso é normal, depois de um evento negativo as pessoas sofrem de uma enorme sensação de vazio, dor e confusão, pois é parte do processo de readaptação.

Entretanto, quando estas reações negativas duram por um longo tempo, podem se tornar patológicas. Felizmente, essa tristeza e incapacidade de movimento podem ser superados com a ajuda de um psicólogo.

3. Não conseguir enxergar claramente o futuro

Enquanto o passado pode assombrar e causar sofrimento, também pode ser devastador não ter um futuro viável. A falta de autoconhecimento e ausência de expectativas para os próximos anos afetam negativamente a motivação e bem-estar geral. Os psicólogos podem fornecer as ferramentas para você se conhecer melhor e conseguir reconhecer quais são os seus desejos, prioridades e talentos; e podem oferecer a ajuda necessária para que você consiga projetar e planejar seu futuro com realismo e conhecimento.

4. Crise existencial

A crise existencial pode ocorrer em qualquer momento da vida . Ela ocorre quando uma pessoa tem padrões mentais que já não servem mais ou estão mal-adaptados, assim ela sente que não sabe qual caminho tomar e seguir sua vida, nem consegue visualizar metas a se seguir para alcançar sua realização pessoal.

Isto pode causar muito sofrimento e até mesmo distúrbios psicológicos se a situação não for resolvida corretamente. O psicólogo pode ajudar a pessoa a encontrar o seu próprio caminho na vida, a reestruturar suas expectativas, aceitar a si mesmo e desenvolver estratégias mais eficazes e adaptáveis de enfrentamento que servirão para capacitá-la a lidar com o dia-a-dia.

5. Você sente que não tem controle sobre sua vida

Você sobre de ansiedade e percebe que não tem controle sobre sua vida, e isso o afeta em diversas áreas: no trabalho, nas suas relações com os outros, na sua relação conjugal… talvez você já tenha tentado reverter a situação praticando exercícios físicos, lendo livros de autoajuda ou conversando com amigos, mas a situação não mudou.

Neste caso, você deve procurar ajuda de um psicólogo para ser capaz de adquirir uma série de ferramentas que permitam que você retome a sensação de controle sobre a sua vida.

6. Pensamentos negativos constantes

Se você perceber que seus pensamentos o impedem de viver a vida normalmente. Por exemplo, você pensa constantemente sobre situações catastróficas, fica obcecado com uma ideia ou expectativa ruim. A terapia psicológica emprega técnicas muito úteis para resolver estes problemas.

7. Você sente muita raiva contra alguém

Você pode sentir um impulso agressivo ou grande raiva contra alguém. Em alguns casos, esta é uma reação típica do sentimento de frustração, e pode ser uma maneira de evitar se conscientizar de um sentimento de culpa, por exemplo, em relação a uma má decisão que você fez. Os psicólogos podem ajudá-lo a entender melhor o que está acontecendo com você, para que se conscientiza e aceite a si mesmo e as situações que afetam você.

8. Você não está bem nas suas relações

As relações nem sempre são fáceis, e em muitos casos não passam por bons momentos. Não se esqueça de que, como em qualquer relação interpessoal, cada pessoa tem sua própria visão de mundo, seus gostos, suas necessidades e até mesmo suas inseguranças.

Infelizmente, poucas pessoas procuram ajuda psicológica para resolver problemas em um relacionamento de casal ou amizades. O psicólogo pode ajudar a melhorar a comunicação, aprender a negociar, comprometer e ensinar ferramentas para superar as dificuldades na relação.

9. Você se sente estressado

Estresse, especialmente no trabalho, é um dos fenômenos mais comuns atualmente, e pode afetar seriamente a saúde física e psicológica. O estresse altera a nossa vida e afeta significativamente nossos pensamentos, causando reações fisiológicas, físicas, cognitivas, emocionais e comportamentais.

Se você estiver experimentando estresse e sente que isso está afetando a sua vida diária, felizmente, a psicologia pode ajudá-lo a acabar com este problema.

Buscar ajuda é um ato de coragem.

Carolina Mirabeli

Psicóloga CRP 06/69647

Consteladora Familiar Sistêmica- Consultora de Carreira- Hipnoterapeuta Clínica

Acredito na Integração Corpo- Mente – Espírito através da abordagem humanista e integrativa Transpessoal.

www.psicarolinamirabeli.com.br

Atendimento Online- em consultório (Perdizes) e em domicílio.

Diga Sim à Felicidade

Psicóloga Carolina Mirabeli CRP 06/69647

Rua Padre Chico, 221 conj. 616 Perdizes São Paulo-SP