O resgate da sua história de vida


Eu sempre fui apaixonada por contos. Sempre gostei de conhecer as histórias das pessoas. Em cada uma delas, tinha uma lição, um aprendizado, que ia tomando para minha vida. No mestrado, pude explorar mais histórias e estudar profundamente a importância delas na construção da identidade. Pude entender como as experiências que passamos impactam a forma de nos colocarmos no mundo. Pude explorar o sintagma “Identidade- Metamorfose- Emancipação” estudado profundamente pelo professor dr Antonio Ciampa, através do núcleo de estudos de Identidade da PUC-SP.

Passei a olhar o outro como um complemento da minha própria história.

Continuando os estudos sobre identidade e olhando o ser humano como um ser em constante construção, continuei a aprofundar os estudos sobre como as experiências e as emoções envolvidas nelas formam esse ser, que como já foi mencionado, está em metamorfose continuamente. Passei a analisar as dores e sofrimentos a partir dessa ótica, e tentar entender o fio da meada, o que leva aquela pessoa a ficar doente, tomada pelo estresse etc. Muitos são as possibilidades e caminhos que nosso corpo toma para nos alertar do verdadeiro afastamento a nós próprios.

O afastamento ao verdadeiro propósito faz a nossa alma procurar alternativas para voltar ao caminho correto. Com o dia a dia tão atribulado e corrido, nos esquecemos das nossas histórias. Esquecemos das nossas verdades e propósitos. Nos perdemos dentre problemas financeiros, trânsito, filhos doentes, preocupações cotidianas e vamos passando a viver isolados de nós mesmos. Até que o corpo diz: olhe para mim. Começam as dores, as angústias, os sofrimentos, como uma grande alternativa que nosso mais verdadeiro íntimo encontra para se colocar de novo no trilho.

Por isso, o objetivo mais humilde desse texto é te fazer refletir sobre sua história.

Resgatar a sua história de vida e encontrar seu propósito são grandes ferramentas para a completa cura da nossa alma. Te deixo uma lição:

Coloque em tópicos os grandes momentos da sua vida e pergunte-se: Como estão meus desejos? Quais são as promessas do ano novo? Como me coloco novamente no trilho?

Resgate-se! Empodere-se! E flua!

#EmpodereseFlua2018

Diga Sim à Felicidade

Psicóloga Carolina Mirabeli CRP 06/69647

Rua Padre Chico, 221 conj. 616 Perdizes São Paulo-SP