Setembro Mês da Valorização da Vida- Campanha de Prevenção ao Suicídio


❤️Esse é um mês muito importante para todos os profissionais da saúde mental: Setembro Amarelo-campanha de prevenção ao suicídio. 


Os dados


Segundo estudos realizados pela Unicamp, 17% dos brasileiros, em algum momento, pensaram seriamente em tirar a vida e, desses, 4,8% elaboraram um plano para isso.  No mundo, o suicídio acomete mais de 800 mil pessoas, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). É a segunda causa de morte no planeta entre jovens de 15 a 29 anos — a primeira é a violência. Já no Brasil, em 2015, o suicídio foi a quarta causa de morte nessa mesma faixa etária, ficando atrás de violência e acidente de trânsito, de acordo com os dados do Ministério da Saúde


Por que as pessoas se matam? 


O suicídio é um processo final de um sofrimento existencial, é o desespero extremo de uma pessoa que não conseguiu dar vazão a esse sofrimento. Existem muitos motivos que podem levar uma pessoa a se matar. Os índices de suicídio vem crescendo enormemente principalmente por questões sociais que prejudicam o bem=estar de cada um e que estimulam a autodestruição. O principal antídoto é sempre a humanização da ajuda, ou seja, sentimento humanitário de compreensão e solidariedade ao outro.   A Humanização da ajuda  A medida mais importante é a educação, deixar de ter medo de falar sobre o assunto, como se fosse um tabu. São 32 brasileiros morrendo por dia vitimas do suicídio. Precisamos falar sobre isso. Precisamos perceber os sinais e mais que tudo, ajudar o individuo que sofre a procurar ajuda.  


Que profissionais são indicados?


A assistência psicológica e psiquiátrica são extremamente relevantes e necessárias.


Carolina Mirabeli (CRP 06/69647). Psicóloga e Mestre em Psicologia. Especialista em Psicologia Integrativa, abordagem que acredita no ser humano como um ser integral (corpo-mente-espírito).

Diga Sim à Felicidade

Psicóloga Carolina Mirabeli CRP 06/69647

Rua Padre Chico, 221 conj. 616 Perdizes São Paulo-SP